Autofit Section
Semana do Meio Ambiente é encerrada com missa e distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/06/2018 17:46

Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica serão distribuídas na praça ao lado da Paróquia São José da Lagoa, na Av. Borges de Medeiros, neste domingo (10/6), das 11h ao meio-dia, em uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Cedae, encerrando a Semana do Meio Ambiente. Antes da distribuição, às 10h, o Padre Omar Cardoso celebrará missa na paróquia. As mudas são cultivadas no Projeto Replantando a Vida, que emprega detentos em várias atividades, entre elas a operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e a recuperação ambiental dos mananciais hídricos e matas ciliares. Na produção de mudas, o trabalho é feito em várias etapas: limpeza do terreno, enriquecimento do solo, abertura de covas, plantio e manutenção (roçada, capina e prevenção de incêndios).

Por ano, são produzidas cerca de 2 milhões de mudas de mais de 150 espécies florestais nativas da Mata Atlântica. O Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, irá ao evento representando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.  Estão previstas ainda as presenças do  presidente  da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS), desembargador Jessé Torres Pereira Junior, e da diretora do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade, Rosiléa Palheiro.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) tem promovido, nos últimos anos, uma série de ações sustentáveis, através da Divisão de Gestão Ambiental (DIGAM), que faz parte do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE). O Programa de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça tem seis eixos temáticos: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação dos servidores, as licitações sustentáveis e as construções sustentáveis. Nesse sentido, a instituição tem desenvolvido vários projetos, através de parcerias, como a que prevê a distribuição gratuita de mudas do Projeto Replantando Vida para a população.